Noticias

23/08/2017

Faculdade Fátima conquista conceito de excelência em recredenciamento do MEC

Instituição foi reavaliada recentemente e obteve recredenciamento com conceito 4.  

A cada cinco anos, o MEC – Ministério da Educação - avalia as instituições de ensino com intuito de credenciá-las ou não para a oferta de cursos de graduação, tecnólogos, pós, pesquisa e extensão.

No início deste mês, durante três dias, uma equipe do Ministério da Educação esteve em Caxias do Sul para avaliar a Faculdade Fátima. Além de visitar as instalações de ensino, pesquisa e extensão, laboratórios de práticas e demais espaços, os avaliadores analisam documentos e realizam reuniões com gestores, professores, alunos e funcionários.

O resultado é que a instituição não só foi recredenciada por mais cinco anos, como obteve uma nota alta na avaliação. De 1 a 5, a Faculdade Fátima recebeu nota 4 dos avaliadores, um conceito de excelência, visto que nenhuma Faculdade ou Universidade da região obteve conceito 5, nota máxima.

Cleciane Doncatto Simsen, Diretora da Faculdade Fátima, exalta a conquista: “O resultado altamente positivo desse processo de credenciamento pelo MEC é reflexo da dedicação e qualificação do corpo docente e das constantes melhorias que estamos implementando em todas as dimensões na instituição, seja em termos de gestão acadêmica ou infraestrutura.”

Desde 2012, a Faculdade Fátima desenvolve um arrojado plano de expansão, que a reposicionou no segmento de ensino superior e dá suporte ao seu crescimento ano a ano, buscando o diferencial e a excelência de ser a ‘Faculdade da SaúdeÂ’ da região. Em 2017, por exemplo, incrementou sua grade de ensino na graduação, com a inclusão do curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar, além dos cursos já oferecidos de Enfermagem, Nutrição, Fonaudiologia e Administração de Empresas.

Cleciane reforça que a conquista é um incentivo na busca constante pela excelência: “A Faculdade Fátima não mede esforços para oferecer a toda comunidade acadêmica um lugar especial para crescer. Vamos seguir trabalhando com as melhores práticas acadêmicas e de gestão para atender a todos os nossos públicos, em especial nosso aluno.”

Vale lembrar, que a avaliação do MEC abrange cinco eixos estratégicos e  10 dimensões no processo de credenciamento. A Faculdade Fátima, por exemplo, destacou-se no quesito de Gestão, onde obteve conceito máximo, nota 5, em virtude de políticas acadêmicas adequadas e planejamento exemplar.  Neste momento, mesmo com a nota já concedida, ainda há o trâmite interno no MEC para, em breve, divulgar a portaria.

Sobre a avaliação do MEC

  A avaliação das Instituições de Ensino Superior pelo Ministério da Educação se dá através do Conceito Institucional (CI). O indicador vai de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são considerados insuficientes, 3  é o mesmo que regular e 4 e 5 são notas de excelência. No caso da Faculdade Fátima, a instituição foi reavaliada in loco pelos especialistas do MEC durante os primeiros dias do mês de agosto. O Conceito Institucional também valida o Índice Geral de Cursos (IGC) de cada instituição.

O Conceito Institucional do MEC engloba cinco eixos para avaliação: planejamento e avaliação institucional da instituição, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Cada sub item do eixo recebe uma nota de 1 a 5 pelos especialistas e no final é comutada a média geral de cada item. Em nenhum eixo a Faculdade Fátima obteve nota inferior a 4 e em alguns eixos obteve nota 5.